segunda-feira, 3 de novembro de 2014

ENEM x JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE


(Diário de Pernambuco: 02/11/14, Caderno: SuperEsportes, pág.: C5. Foto: Chiappetta/DP/D.A Press)
RECIFE, 03.11.14 - A maior competição escolar tem choque de calendário com a maior avaliação educacional do país. Entre 6 e 15 de novembro, jovens atletas de 15 a 17 anos de todo o país se encontrarão na capital paraibana para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. A competição é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Porém, nos dias 8 e 9 de novembro, vários alunos das escolas por todo o país fazem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, uma realização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação.

A coincidência de datas foi questionada através de vários meios de comunicação, realizadas para ambos os responsáveis, em diversas ocasiões e por diversos gestores educacionais. Mas, nem um nem outro, não mudaram suas datas. 

(Foto:AC/CD-CBJ)
(Foto:AC/CD-CBJ)
No BJ Colégio & Curso, como em outros colégios do nosso Estado, três alunos terceiranistas do ensino médio, conquistaram o direito de defender as cores do Leão do Norte. Emanuela Posztbiegel e Lucas Monteiro, no Judô e, Caio César Lessa que faz parceria com Ayrton Burégio (9º ano do Ensino Fundamental) no Vôlei de Praia.


(Foto:AC/CD-CBJ)
Com fortes chances de chegarem a uma final e lutarem pelo título, Emanuela e Lucas não irão participar do Campeonato Escolar Nacional. Caio e Ayrton estarão na competição, mas voltarão antes da final. Em entrevista ao Diário de Pernambuco, na edição de ontem (02/11), Ayrton declarou o seguinte: “Espero que a gente retorne não depois de uma derrota, mas por ter colocado os estudos em primeiro lugar”; já o Caio lamenta “Conquistamos nossas vagas e vamos fazer valer até onde der”.

O técnico da delegação de Vôlei de Praia de Pernambuco será o professor Rogério Rijo, pai da atleta Luana Rijo, parceira de Viviane Figueirêdo, também terá a difícil escolha de continuar ou não na competição, pelo naipe feminino.

O COB informou, quando questionado pela redação do periódico, que as datas da competição foram definidas desde abril 2012, já o Ministério da Educação informando que daria uma resposta por e-mail, até o fechamento da matéria não havia enviado.

Esperamos que essas situações não se tornem uma constante no futuro, o esporte é importante para os nossos jovens tanto quanto a sua formação acadêmica.


AC/DCS-FEVEPE
Curta a Página da FEVEPE no Facebook
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário