segunda-feira, 5 de março de 2018

Reunião Técnica da Arbitragem Pernambucana teve a presença de George Kuroki, Presidente da Cobrav(CBV)




Recém empossado no cargo de Presidente da Comissão Brasileira de Arbitragem de Voleibol - Cobrav, o paulista George Hideyuki Kuroki (66), esteve em Recife (PE) participando da primeira reunião técnica da arbitragem. Kuroki  foi árbitro internacional e atuou na Olimpíada de Seul em 1988. Também é membro da CSV.


Conhecendo muito bem a arbitragem nacional, Kuroki (foto) sabe dos desafios que irá encontrar em sua gestão. Conciliador, ouvidor e com poucas palavras vem com a certeza de continuar incentivando o quadro nacional de árbitros através de análises, conversas e conciliações. “Estou fazendo uma transição com o Carlão nesse período muito tranquila. Um pedido meu para que fosse assim”, nos disse o Kuroki. O mineiro Carlos Rios esteve à frente da Cobrav durantes seis anos, passando por uma Olimpíada.
A iniciativa de trazer o Presidente da Cobrav para Recife (PE) e ter um momento especialíssimo com os árbitros locais, partiu do Presidente da Fevepe, Prof. Celso Assumpção, que em conversa com o #DivulgaVôleiPE destacou a importância de capacitar tecnicamente todos os profissionais envolvidos com o Voleibol Pernambucano. “Esta é uma preocupação constante da nossa gestão e, seguindo esse objetivo, após fazermos vários cursos e clínicas para os técnicos, chegou a vez dos nossos árbitros. Sabemos que podemos sempre contar com a CBV que nos autorizou a trazer o Kuroki até os nossos árbitros”, comentou Assumpção.  
Gildésio Brito, Kuroki e Marcelo Siqueira
O Prof. Gildésio Brito (à esquerda na foto), diretor de arbitragem da Fevepe, nos falou da importância do Presidente da Cobrav conhecer um pouco da realidade local, de quantos árbitros o quadro pernambucano é formado, quantos jogos foram conduzidos no ano passado e quais as disponibilidades para os campeonatos nacionais. Além de que, para o nosso quadro, a presença de George - nesta reunião técnica - trouxe aos árbitros, principalmente aos mais novos, uma bagagem extra de conhecimentos.
A Reunião Técnica da Arbitragem iniciou na manhã do sábado (03) com a palavra do Presidente da Fevepe que renovou sua confiança e seu apoio ao quadro, ratificou a importância daquela capacitação e falou sobre as novas estruturas dos campeonatos. Prof. Marcelo Siqueira, árbitro internacional pernambucano, seguiu com a primeira parte técnica da reunião. Na tarde do mesmo dia, os árbitros foram divididos em 03(três) equipes e tiveram a oportunidade de atuar em um jogo amistoso, onde foram registrados pelo Kuroki. O jogo aconteceu com as equipes do juvenil masculino do Clube Náutico e da Escola Estadual Edmur Arlindo. 
No domingo pela manhã, Kuroki trouxe alguns momentos gravados na tarde anterior para exemplificar postura, técnica e procedimentos da arbitragem. Demonstrou através de vídeos de jogos internacionais importantes, jogadas e decisões difíceis de árbitros já consagrados. Lembrou, também, que as funções dos profissionais do quadro de arbitragem no voleibol moderno são importantíssimas, principalmente naqueles jogos em que a televisão e os meios de transmissão digitais atuam.
Para o Prof. Marcelo Siqueira, momentos de “crescimento considerado para o grupo, tivemos vários exemplos de jogadas difíceis, experiências compartilhadas e dicas de Kuroki. O trabalho individualizado de cada árbitro em relação às sinalizações, postura e psicologia foram fundamentais”, comentou Siqueira.
A reunião técnica aconteceu no início da semana que começa o Campeonato Pernambucano Oficial Juvenil. Na próxima quinta-feira(08), a partir das 18h30, no ginásio do Sport Club do Recife, abrindo o Campeonato, as meninas rubro-negras da Ilha do Retiro enfrentam as tricolores do Arruda, depois os meninos do Sport recebem o Edmur Arlindo.
Confira a tabela e acompanhe os resultados em nosso Blog.
Ari Cunha – Diretor de Comunicação.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário