sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Cursos de Formação, prática e desenvolvimento de competências a serviço do Voleibol


Com o objetivo de alcançar um salto de qualidade no voleibol, professores buscam não só o desenvolvimento e enriquecimento de competências, mas principalmente uma mudança significativa na formação e identidade profissional dos que se dedicam ao oficio de técnico.
As mudanças que vieram com globalização, direcionaram a educação a fornecer indicadores de que o ofício de ensinar e formar requer muitos conhecimentos, uma grande quantidade de ideias, de habilidade nos procedimentos, nas estratégias de ensinar, de lidar com os atletas e excelentes atitudes, valores, hábitos e condições pessoais para o trato do ensino-aprendizagem.
O Curso de Formação de Treinadores de Voleibol de Quadra, promovido pela Confederação de Voleibol Brasileira - CBV, através da Universidade Coorporativa do Voleibol – UCV, tem por missão formar e capacitar profissionais para atuarem como treinadores em competições nacionais e internacionais do voleibol de quadra.
Professores e Técnicos estiveram reunidos durante essas últimas duas semanas, em Recife (PE), para vivenciar e experimentar essas trocas de conhecimento científico e prático sobre o ensino e formação de atletas de alto rendimento. Sob a direção dos Prof. Josenildo Carvalho, Diretor de Cursos e Seleções da Fevepe e, do Prof. Edinilton Vasconcelos está acontecendo desde o dia 16, quarta-feira, o curso para o Nível II e, na semana anterior aconteceu o curso para o Nível III.
O Curso conta professores convidados que atuam de forma interdisciplinar em disciplinas como Fisiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Regras. Além, de aulas teóricas e práticas sobre o voleibol.
Para o Prof. Marcelo Siqueira, árbitro internacional, que ministrou sobre Regras, em entrevista para o #DivulgaVôleiPE destacou a importância da equipe multidisciplinar na formação dos técnicos:
o curso é de grande importância pra o conhecimento dos técnicos, já que nas faculdades a disciplina Voleibol se é apresentada de maneira superficial.  Nesta formação a visão é aprofundada e agrega conhecimento à experiência dos técnicos. Assim como todas as disciplinas aplicadas, a arbitragem não poderia ficar de fora, as Regras aplicadas são partes do contexto. Para mim foi muito gratificante participar desse momento e quero elogiar a participação dos alunos bastante interessados e participativos”.
Destaque para a presença do ex-atleta olímpico, Marcelo Negrão entre os alunos, mostrando-se muito interessado e bastante participativo nos debates.
Esse ano ainda teremos cursos especiais em julho, período de férias, informa o Prof. Josenildo. A formação profissional implica em entender a aprendizagem como um processo contínuo e requer uma análise cuidadosa desse aprender em suas etapas, evolução e concretizações, para redimensionar conceitos alicerçados na busca da compreensão de novas ideias, valores e conhecimentos.
Fiquem Ligados!

DirCom/Fevepe
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário